Tire todas as suas dúvidas sobre o coletor menstrual
A menstruação faz parte da vida da maior parte de mulheres que estão em seu período fértil e para esse momento os absorventes íntimos são os grandes aliados. Recentemente, entretanto, uma nova tendência está ganhando cada vez mais adeptas: o coletor menstrual. Muitos não sabem, mas ele foi inventado por volta de 1937 por uma mulher norte-americana e feito originalmente de látex. A versão moderna, de silicone, mesmo prometendo vantagens diversas em relação ao uso do absorvente tradicional, ainda gera desconfiança entre muitas mulheres. Para tirar suas dúvidas, saiba tudo sobre essa nova opção disponível no mercado.

evolução-coletor-menstrual-post

O que é o coletor menstrual?
O coletor é um item feito de silicone maleável em formato de “copo”. Ele é posicionado na entrada da vagina e como é maleável, sua retirada e colocação são facilitadas. Diferentemente dos absorventes externos ou internos, o coletor não absorve o fluxo menstrual e, por isso, é considerado mais vantajoso em alguns aspectos.

inciclo-coletor-menstrual-modeloComo colocar?
Para colocar o coletor basta que a mulher encontre a posição que for mais confortável, como em pé com uma perna erguida ou sentada com as pernas afastadas. A seguir, é preciso apertar o coletor e inseri-lo na vagina. Feito isso, o coletor irá retornar ao seu tamanho normal e irá fazer um barulho, indicando a colocação correta.

Como usar?
Diferentemente do que acontece com os absorventes internos ou externos, o coletor menstrual não é trocado e, sim, higienizado. Dessa forma, algumas horas após a colocação a mulher deve retira o coletor, esvaziá-lo e higienizá-lo apenas com água corrente e sabão neutro. Na sequência, basta inserir o coletor novamente e repetir a operação durante toda a menstruação.

Como fazer a higienização em locais públicos?
Embora usar o coletor menstrual possa parecer inconveniente quando há a necessidade de usar banheiros públicos, a verdade é que a limpeza pode ser feita de maneira simples. Para isso, basta ter consigo uma garrafa de água ou lenços umedecidos. O coletor então é higienizado e a mulher pode passar o dia tranquila. O único cuidado, entretanto, é que o coletor não pode entrar com contato com regiões que estejam sujas, como pias, vaso sanitário ou o chão.

A única fabricante nacional de coletores menstruais afirma ter tido um crescimento de 938% nas vendas entre 2014 e 2015.

Como evitar vazamentos?
O coletor menstrual é bastante seguro contra vazamentos, mas com iniciantes podem acontecer acidentes pontuais. Para evitar esse problema devem-se fazer experiências até que se encontre a posição ideal do coletor. Já quem possui um fluxo menstrual mais intenso deve optar pelos coletores maiores e também fazer a retirada e higienização com mais frequência.

Quem não pode utilizar?
Apesar de não causar alergias e não te grandes restrições, o coletor não deve ser utilizado por quem nunca manteve relações sexuais, já que pode romper o hímen de maneira involuntária. Além disso, seu uso também deve ser evitado nas primeiras semanas pós-parto e por quem sofre com vaginismo, já que a mulher pode sentir incômodo durante a colocação.

destaque-291000-mulher
Quais são as vantagens do coletor menstrual?
Apesar de os absorventes descartáveis ainda serem maioria entre as mulheres, os coletores menstruais oferecem vantagens tanto para a saúde quanto para o meio ambiente e incluem:

  • Maior higiene

O odor desagradável que muitas vezes surge na menstruação não é devido ao sangue em si e, sim, à oxidação do sangue que ocorre quanto ele entra em contato com o ar. Com o coletor isso não acontece e, portanto, maior é a sensação de higiene.

  • Mais econômico

Embora o coletor possua um valor a partir de R$ 80, ele tem duração entre 3 e 10 anos. Com o seu uso em longo prazo, portanto, o investimento é recuperado e se torna mais econômico utilizar o coletor do que comprar absorventes todos os meses.

  • Evita alergias

Mesmo que sejam mais raros, existem algumas mulheres que possuem alergia o absorvente. Existem, inclusive, casos em que mulheres morreram ou desenvolveram graves infecções devido ao uso do absorvente. Com o coletor menstrual isso não acontece, já que ele é feito de material atóxico, garantindo mais saúde para a mulher.

  • Mais sustentável

Mais de 10 bilhões de absorventes são descartados todos os anos. O tempo de decomposição desse item é superior a 100 anos.

Como os absorventes íntimos são descartáveis, o coletor menstrual também é mais sustentável, já que evita a produção excessiva de lixo ou o aumento do consumo.

O coletor menstrual é, portanto, uma alternativa ao uso de absorventes íntimos e que traz vantagem não apenas pra o corpo e para a saúde da mulher, mas também para todo o meio ambiente.

Publicado por: Dr. Jose Antonio Zelaquett - Médico ginecologista - CRM 5266862-1
Médico ginecologista, é um dos poucos profissionais a atuarem na área de Medicina Estética Genital. Membro fundador da Associação Brasileira de Cosmetoginecologia.
Doctoralia     LinkedIn